Ligamos para você!

 
 

Blog • Quais serão as Novas Tecnologias nos Próximos 10 anos?

Quais serão as Novas Tecnologias nos Próximos 10 anos?
 

Quais serão as Novas Tecnologias nos Próximos 10 anos?

Quais serão as Novas Tecnologias nos Próximos 10 anos?

Que o mundo anda cada vez mais rápido ninguém duvida – praticamente todo mundo têm a sensação de que os dias estão passando mais depressa, que o futuro chega a passos largos e, muitas vezes, inesperados. Mas essa sensação ganha ainda mais velocidade quando se pensa em termos tecnológicos, onde estávamos até bem pouco tempo atrás e como serão os próximos e imediatos anos. Muitas tecnologias que hoje são emergentes, no entanto, de acordo com especialistas deverão mudar o mundo como o entendemos hoje, transformando totalmente o dia a dia da maioria das pessoas nos próximos 10 anos. E então, preparado para ver o amanhã?
 


Internet das coisas


Você se acha uma pessoa conectada? Acha fantástico como a internet o ajuda a conseguir clientes, criar relacionamentos, comprar produtos, conhecer pessoas e fazer as mais variadas consultas? Mas você não viu nada ainda: a estimativa dos especialistas é que até 2015 mais de 1 trilhão de sensores estejam conectados à internet, no que já é chamado de a Internet das Coisas. Nessa categoria estão também os wearable gadgets, que já estão longe de ficar apenas nas pulseiras e óculos que se conectam à internet.


A estimativa é que até 2022 pelo menos 10% da população mundial já use roupas com sensores integrados que se conectam à internet - além de 30 bilhões os microsensores em coleiras de animais, carros, termostatos, fechaduras e uma infinidade de objetos conectados em rede que transmitirão informações entre si. Mas a novidade mesmo deverá ser a produção em larga escala dos nanosensores, que viajarão pelo corpo humano e até pelos materiais de construção revolucionando setores da medicina à arquitetura.
 


Inteligência artificial (AI)


Na mesma direção segue o desenvolvimento da inteligência artificial (AI). Para se ter uma ideia, muita gente não sabe, mas a Google, que detém hoje 80% do mercado da internet, já laçou o TensorFlow, um software de programação de inteligência artificial (IA) de código aberto e totalmente gratuito e que permite que qualquer um com um computador, internet e conhecimentos de algoritmos possa acessar a mais poderosa plataforma de aprendizagem de máquinas.


Hoje, mais de 50 produtos já o utilizam para usar o deep learning, que são as máquinas capazes de aprender com redes neurais profundas - do reconhecimento inteligente de rostos até a redefinição do próprio núcleo do motor de busca. Quer ir ainda mais longe? Então imagina onde estará, daqui a dez anos, o software AlphaGo, da empresa Google Deep Mind e que há pouco tempo derrotou por 4 X 1 o campeão mundial de Go, um jogo de estratégia mais complexo do que o xadrez.
 


Bitcoin e Blockchain


Os especialistas apostam que em pouco tempo a moeda virtual Bitcoin deverá ser a responsável pela maioria das transações no mercado financeiro, devidamente "alocadas" no livro de registros virtual Blockchain e que impede que as Bitcoins sejam falsificadas. Como a ferramenta acaba com um dos mais antigos e preocupantes problemas do mercado financeiro – o registro de ativos, sua atualização e disponibilização aos órgãos reguladores – em breve Bitcoins e Blockchain deverão englobar todas as transações do setor, criando uma verdadeira revolução.


Para se ter uma ideia, gigantes como a própria Google, a IBM e a Microsoft já estão desenvolvendo iniciativas de Blockchains como forma de melhorar a privacidade e os problemas relacionados à segurança nas compras online. A ideia é que estes mesmos projetos sejam utilizados também para simplificar e facilitar outras ações, como a realização de contratos e a venda de propriedades.
 


Carros sem motoristas


Google, Uber, GM, Ford e várias outras montadoras já têm seus carros sem motorista e que há muito tempo já deixaram de ser meros protótipos e já estão teste nas ruas. A ideia é que, a princípio, eles ajudem principalmente pessoas idosas ou portadoras de necessidades especiais que tenham dificuldade de locomoção, dando mais autonomia a estes indivíduos, mas a tendência que sejam popularizados tão logo algumas barreiras sejam superadas. Por enquanto, as maiores delas são o preço, já que o valor ainda é muito alto, e a falta de legislação específica, que deve envolver ainda também algumas questões morais, como a questão de escolhas que a princípio deveriam ser feitas por um ser humano em caso de acidentes.
 


Impressão 3D


As impressoras 3D portáteis e domésticas já são uma realidade há alguns anos - só em 2014 130 mil máquinas do tipo foram vendidas em todo o mundo, 70% a mais do que no ano anterior. No entanto, a grande novidade deverá ser a sua aplicabilidade, cada vez mais ampla. Enquanto algumas montadoras já as utilizam para a fabricação de peças específicas, por exemplo, a Audi já apresentou um pequeno carro produzido por suas impressoras 3D em metal e a Local Motors já anunciou para os próximos anos a fabricação de um carro completo, em tamanho real, totalmente produzido por impressoras 3D.


Mas nem de perto as novas tecnologias terminam por aí, ainda haverá muitas surpresas tecnológicas nos próximos 10 anos, provavelmente algumas que hoje ainda sequer temos ideia.


Mas e você, quais são as tecnologias que mais o interessa e que o deixa mais ansioso para se tornar realidade?


05/12/2016 - 15:48:30

Compartilhe isto
 

Cadastre seu e-mail e receba as novidades e a revista da Prospecta


  Receber atualizações do blog (semanal)
  Receber Newsletter (mensal)
  Receber Revista Prospecta+
Confira as edições da revista Prospecta online
 
 
Confira as edições da revista Prospecta online

Cadastre seu e-mail e receba as novidades e a revista da Prospecta

  Receber atualizações do blog (semanal)
  Receber Newsletter (mensal)
  Receber Revista Prospecta+
 
Copyright © Direitos Reservados.